Evento

O Projeto TermNeo (Observatório de neologismos do português brasileiro contemporâneo) organiza o XII Colóquio Os estudos lexicais em diferentes perspectivas, que será realizado na Universidade de São Paulo nos dias 30 e 31 de agosto de 2017, em homenagem à Profa. Ieda Maria Alves.

O evento representa a 12a edição de um evento dedicado ao Léxico, realizado anualmente desde 2005. O colóquio deste ano dá continuidade aos objetivos que, tradicionalmente, têm motivado a realização dos anteriores: promover um encontro que propicie, para pesquisadores experientes e iniciantes na pesquisa, a difusão e a troca de conhecimentos na área do Léxico por meio de diferentes modalidades de participação: apresentação de pôsteres, reservada aos trabalhos de alunos de Graduação, conferências, mesas-redondas e comunicações individuais. Busca também reunir pesquisadores da área do Léxico em diferentes vertentes (Lexicologia, Lexicografia, Terminologia, Morfologia ...) e ainda dialogar com áreas em que o componente lexical é relevante, ainda que não central.

Para se atingir esses objetivos, estão programadas conferências, mesas-redondas, sessões de comunicações e de apresentação de pôsteres.

Este evento tem o apoio do Departamento de Letras Clássicas e Vernáculas, do Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa e do Centro de Terminologia e Tradução (Citrat) da Faculdade de Filosofia,  Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo.

Nesta edição, foram confirmadas as presenças da homenageada, Profa. Dra. Ieda Maria Alves (Universidade de São Paulo), da Profa. Dra. Maria Teresa Rijo da Fonseca Lino (Universidade Nova de Lisboa, Portugal), do Prof. Dr. Jean-François Sablayrolles (Université Paris 13, França), da Profa. Dra. Maria da Graça Krieger (Universidade do Vale do Rio dos Sinos), da Profa. Dra. Norma Goldstein (Universidade de São Paulo), entre outros.

Local de realização do evento: prédio de Letras Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo: Av. Luciano Gualberto 403 - Cidade Universitária.