Histórico

A realização sistemática dos colóquios Os estudos lexicais em diferentes perspectivas é importante no cenário nacional dos estudos do Léxico.

Com exceção dos eventos anuais promovidos no âmbito da ANPOLL (encontro bianual da ENAMPOLL e encontro bianual do GT de Lexicologia, Lexicografia e Terminologia da ANPOLL), o colóquio anual promovido pelo grupo TermNeo constitui o mais antigo evento regular dedicado aos estudos lexicais.

Realizado anualmente no segundo semestre de cada ano, representa um encontro entre pesquisadores, pós-graduandos e graduandos envolvidos em projetos de Iniciação Científica que têm em comum o interesse pelos estudos lexicais. O evento tem apresentado conferências ou minicursos de duas sessões por vários pesquisadores de universidades estrangeiras, de Portugal: Augusto Soares Silva (Universidade Católica de Braga), Madalena Teixeira (Instituto Politécnico de Santarém), Maria Teresa Lino (Universidade Nova de Lisboa); da França: Isabelle Oliveira (Université Paris 3, Sorbonne Nouvelle), Jean-François Sablayrolles (Université Paris 13), Carlos Maciel (Université de Nice); do Canadá: Louis Mercier (Université de Sherbrooke), Marie-Claude L´ Homme (Université de Montréal); da Espanha: Maria Teresa Cabré, Rosa Estopà, Merce Llorente (Universitat Pompeu Fabra), Joaquín Palacios, María Teresa Fuentes (Universidad de Salamanca), Iolanda Galanes Santos, Silvia Montero Küpper (Universidad de Vigo); do Uruguai: Sara Alvarez C. (Universidad de la Republica).

Pesquisadores de diferentes universidades brasileiras também têm participado de conferências e mesas-redondas: Aderlande Pereira Ferraz (UFMG), Adja Barbieri Durão (UFSC), Adriana Zavaglia (USP), Ana Paula Scher (USP), André Crim Valente (UERJ), Antonio Luciano Pontes (UFRN), Celina Marcia Abbade (UEB), Claudia Zavaglia (UNESP), Cláudio Cesar Henriques (UERJ), Clotilde Azevedo Murakawa (UNESP), Crysna B. Carmo (UEBA), Elis de Almeida Cardoso (USP), Francis H. Aubert (USP), Francisco da Silva Borba (UNESP), Gladis de B. Almeida (UFSCar), Gladis Massini-Cagliari (UNESP), John Robert Schimitz (Unicamp), Lídia Almeida  Barros (UNESP), Manoel Messias Alves da Silva (UEM), Maria da Graça Krieger (UFRGS/UNISINOS), Mariangela de Araujo (USP), Marieta Prata Dias (UFMT), Mario Eduardo Viaro (USP), Odair Luiz Nadin da Silva, Maria Tereza Biderman (UNESP), Maria Helena de Moura Neves (Mackenzie/UNESP), Maria Cristina Parreira (UNESP), Nelly Carvalho (UFPE), Paola Baccin (USP), Paulo Chagas (USP), Stella Tagnin (USP), Teresa Leal Pereira (UFBA), Tony Berber Sardinha (PUC-SP), Vitoria Regina Spanghero (UFMS), entre vários outros.